Como chegar? Dicas Práticas

Voando para o Brasil de KLM durante o COVID-19

Escrito por Hugo Pereira

Todos sabemos que o mundo está se readaptando a situação atual. Mais importante do que pensarmos no futuro é priorizarmos o bem estar do hoje. Por isso vamos falar um pouco sobre as medidas de seguranca que a KLM está tomando para seus voos.

Neste último mês de agosto, precisamos fazer uma viagem de emergência ao Brasil. O assunto familiar e pessoal trouxe uma questão muito importante: seria seguro viajar agora? Seria seguro ignorar o COVID-19? A resposta veio imediatamente. Sendo um caso muito especifico a decisão teria de ser pautada em coerência a razão. A decisão de fazer esta rápida viagem foi pautada também em todas as medidas de segurança ofertadas pela KLM.

Antes de seguirmos relatando como foi viajar em meio a pandemia do COVID-19, gostariamos de destacar a importância de nos mantermos informados e atualizados sobre as medidas de segurança do país em que vivemos e do país ao qual pretendermos ir. Aqui na Holanda as medidas já estão mais flexíveis, porém continuam priorizando o cuidado de distanciamento e higiene. Se estiver vindo para Amsterdam, veja como viajar com segurança durante a pandemia. No Brasil a situação está um pouco mais complexa, digamos assim. Sabendo de todas estas condições, partimos para esta rápida viagem de emergência.

Saindo do aeroporto

Foi a primeira vez que vimos o Aeroporto Schipol vazio. Muitas lojas fechadas e todos os profissionais que ali trabalham envolvidos no protocolo de segurança emitido pela Holanda. O processo para a viagem segue os mesmos padrões de sempre, verificação de bagagem, raio x, espera e embarque. Entretanto, precisamos destacar que o voo estava com lugares suficientemente vagos para que mantivessemos uma distancia segura. Todo este processo foi realizado com a utilização de máscara, álcool em gel e, claro, o distanciamento de 1,5 a 2m.

Desde o dia 11 de maio o Grupo Air France e a KLM solicitaram que seus clientes usem máscara durante suas viagens – a bordo e durante o embarque . A medida se aplica não somente aos voos saindo da França e da Holanda, mas também dos demais países para onde as companhias seguem operando. Os clientes são notificados das medidas por todos os canais de comunicação (e-mail, SMS, websites, pré-viagem e check-in online) antes da partida do voo. Por isso esteja sempre de máscara.

Quais as medidas de segurança durante os voos?

Desde o início do surto de COVID-19, o Grupo Air France-KLM introduziu muitas medidas em torno de triagem e higiene para proteger clientes e funcionários das companhias, a bordo e nos aeroportos. As políticas implementadas são baseadas em diretrizes nacionais (francesas e holandesas) e internacionais (OMS, IATA) e estão em conformidade com as leis e regulamentos internacionais. Em situações em que o distanciamento social não pode ser garantido, o uso de máscaras será recomendado ou tornado obrigatório. Alguns destinos já exigem que máscaras sejam usadas a bordo de voos.

– O uso obrigatório de máscaras para todos os membros da tripulação e agentes de solo em contato com os clientes;

– A modificação dos canais do atendimento em terra, com a implementação do distanciamento físico ao longo da jornada do cliente no aeroporto e a instalação de telas de proteção de acrílico nos aeroportos sempre que possível;

– A implementação do distanciamento físico a bordo, sempre que possível. Na maioria dos voos, os fatores atuais de baixa ocupação possibilitam separar os clientes conforme necessário. Nos casos em que isso não for possível, exigir que todos os passageiros e tripulantes usem máscaras garante proteção adequada à saúde;

– O reforço dos procedimentos diários de limpeza de aeronaves, com a desinfecção de todas as superfícies em contato com clientes, como apoios de braços, mesas e telas;

– A introdução de um procedimento específico para as aeronaves de desinfecção periódicas por pulverização de um produto virucida aprovado, válido por 10 dias;

– Adaptação do serviço de bordo para limitar a interação entre clientes e membros da tripulação. Em voos domésticos e voos curtos na Europa, os serviços de refeições e bebidas foram suspensos. Em voos de longa distância, o serviço de cabine é limitado e a preferência é dada aos produtos embalados individualmente.

Além disso de todos estes cuidados, o ar na cabine é renovado a cada 3 minutos. O sistema de reciclagem de ar a bordo de aeronaves da Air France e da KLM está equipado com filtros “High Efficiency Particulate Air”’ ou HEPA, idênticos aos usados ​​nas salas de operações de hospitais. Esses filtros extraem mais de 99,99% dos menores vírus, incluindo aqueles com tamanho não superior a 0,01 micrômetros, garantindo assim que o ar da cabine esteja em conformidade com os padrões de qualidade. Os vírus do tipo coronavírus, variando em tamanho de 0,08 a 0,16 micrômetros, são filtrados pelos HEPA.

A experiência não foi diferente do que lemos e recebemos como instruçcões. Nosso voo estava vazio, onde conseguimos manter o distanciamento. O serviço de bordo foi rápido, efetivo e diferente na forma de entrega. Recebemos a refeição, que foi única, em uma sacola com todos os alimentos embalados. Desta vez não tivemos uma opção de cardápio, o único prato ofertado foi macarrão. As bebidas também foram reduzidas. Não houve interação com os comissários como de costume no protocolo antigo, entretanto fomos muito bem atendidos. Na hora da descida, quando já estávamos em solo, devido ao número reduzido de pessoas foi tranquilo e fácil manter o distanciamento.

Esta foi a nossa experiência voando de KLM de Amsterdam para o Brasil. É importante ressaltar que em vista da natureza mutável dos regulamentos e da legislação, até segunda ordem as máscaras faciais permanecerão obrigatórias até 31 de agosto de 2020 em voos da KLM.

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM

Nós também preparamos para você o Guia de Turismo de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!


Conexão Amsterdam oferece em parceria com o Tiqets e TicketBar para ingressos em todas as atrações e passeios na Holanda


Clique aqui e veja todos os passeios e visitas guiadas por guias brasileiros em Amsterdam e região


Transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Amsterdam, interior da Holanda e até passeios para países vizinhos como Bélgica, França e Alemanha. Clique aqui para consultar valores


Você pode reservar qualquer hotel na Holanda ou qualquer outro lugar do mundo com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas através do Booking


Para viagens dentro da Europa pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços


Deixe um comentário