Amsterdam Dicas Práticas O que fazer?

O que fazer em Amsterdam: Gay Pride de Amsterdam 2015

A Holanda é internacionalmente conhecida por sua liberdade e respeito a individualidade de qualquer um. Isso é muito bem ilustrado por ter sido um dos primeiros países a permitir casamento entre o casais do mesmo gênero, por regular os consumo da maconha, por legalizar a profissão de prostituta e também por integrar socialmente diferentes raças e culturas. Talvez por isso, por ser um lugar que respeita tanto as diferenças, só em Amsterdam existam 180 diferente nacionalidades morando juntos em uma cidade de um pouco mais de 800.000 habitantes.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um evento que representa tudo isso e mais um pouco é a Gay Pride de Amsterdam. Essa parada acontece todo primeiro final de semana do mês de Agosto, e o famoso desfile de barcos pelos canais da cidade é, naturalmente, o evento principal e mais popular entre todos os espectadores.

Canal Parade Gay Pride

Foto: Reprodução

Diferentemente de outras paradas gays pelo mundo, não apenas pelos barcos, a parada de Amsterdam não é um evento de maioria GLS, mas sim, uma grande festa para toda a família. Todos saem pelas ruas, para festejar e assistir os barcos coloridos e animados navegarem pelos canais. A parada é diversão garantida para todos, gays e não-gays. Uma verdadeira festa a céu aberto!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Depois do famoso Dia do Rei em Amsterdam, em Abril, a Gay Pride de Amsterdam é o maior evento da cidade. Por exemplo, meio milhão de pessoas são esperadas para participar dessa festa esse ano.

 

A ROTA DA GAY PRIDE EM AMSTERDAM
A rota do desfile de barcos acontece principalmente no canal Prinsengracht. Os barcos chegam na Prinsengracht vindo do Oeste (Westerdok), seguindo todo o trajeto até o rio Amstel.

Clique aqui para ver o mapa da rota do desfile de barcos

Em Amsterdam, o desfile tende a ter um significado mais profundo do que apenas o de festejar; a cada ano os barcos propagam e trazem a tona temas polêmicos e controversistas, como por exemplo; homossexualidade no islamismo, casamento, etc.

pride 05

Existem também, barcos organizados por grandes empresas como a Shell e Philips trazendo a bordo os seus funcionários gays. Além disso, assim como as grandes corporações que abraçam essa festa, militares e policiais gays também estão presentes na parada.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Como se pode esperar, essa é uma festa muito pacífica e tranquila. Todavia, com o grande fluxo de turistas de fora, pode acontecer que haja alguns pickpockets espalhados pela cidade. Por isso, cuidado extra com mochilas nas costas, zíperes de bolsas e também carteiras e celulares nos bolsos detrás.

 

ONDE IR?
Além dos desfiles dos canais como descrito acima, após a parada, no Sábado, as festas em torno da parada gay se espalham pela cidade; são palcos ao ar livre, e música pelas ruas. Abaixo estão as nossas dicas de quais lugares são legais de se visitar durante o dia:

 

– Reguliersdwarsstraat (conhecida como a rua gay da cidade): Esta rua estreita se transforma numa verdadeira festa ao ar livre, com direito a Dj’s, shows e muita diversão. O lugar preferido entre o público jovem e turistas.
Também nessa rua há o club NYX. Este clube atrai um mais público jovem e moderno, tanto gays como não-gays.

 

– Zeedijk (no centro antigo): Esta rua também possui vários bares gays; inclusive um dos bares gays mais antigos do mundo, o Cafe ‘t Mandje. O público entretanto é mais “sênior” e portanto mais sossegado.

 

– Rembrandtplein: Em torno do rio Amstel também há uma grande concentração do público GLS; shows e muita música ao ar livre.

 

– Westerkerk (junto ao monumento gay): Palco com várias atracões e música.

 

Paardenstraat: rua preferida principalmente pelo publico gay feminino.

 

Warmoesstraat: esta rua é mais popular entre os gays ‘leather’. Vários bares de fetiche, com dark rooms nesta área.

 

Além das festas nas ruas listadas acima, há várias festas em clubes noturnos rolando durante o final de semana da Parada Gay. São várias festas para os mais diversos gostos e bolsos, mas 3 super concorridas são:

Sábado 01/08/2015

FunHouse

Bear Necesity 

F*ng POP Queers

Vale a pena notar que geralmente os ingressos se esgotam rapidamente.

 

AGENDA COMPLETA?
Pra saber todos os outros detalhes do que vai estar rolando na cidade durante o final de semana da Gay Pride de Amsterdam nós indicamos você a checar o site: NightTours

 

COMO CHEGAR?
Querendo saber como chegar a algum dos locais mencionados nesse post? A melhor dica é dar uma olhadinha no nosso post sobre como usar o site de transporte público da Holanda e seguir as instruções passo a passo do artigo. Anote o nome do endereço e procure no site a melhor opção de transporte público até lá.

Se você tiver qualquer dúvida, deixe um recado lá no mural da nossa página no Facebook ou entre em contato conosco através do e-mail contato@conexaoamsterdam.com.br

Vale lembrar que a Conexão Amsterdam além de te dar dicas legais, também te ajuda a organizar e personalizar sua viagem para Amsterdam e Holanda. Click aqui para maiores informações ou envie um e-mail para contato@conexaoamsterdam.com.br

Deixe um comentário