Como chegar? Dicas Práticas O que fazer? Próximo a Amsterdam

Como ir e o que fazer em Zaanse Schans, a vila dos moinhos na Holanda [atualizado 2024]

Escrito por Hugo Pereira

Localizada a apenas 22 km de Amsterdam, na cidade de Zaandam, Zaanse Schans, a famosa vila dos moinhos, reproduz, com construções originais, as vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX, formando uma espécie de museu a céu aberto. O espaço, todo voltado para o turismo, conta com diversas lojinhas de souvenir, cafés, fábrica de queijos, tamancos de madeira, entre outras atrações, e é um excelente passeio para quem quer se encantar com uma paisagem tipicamente holandesa, sem gastar muitas horas de viagem. Neste artigo, vamos detalhar como ir e o que fazer em Zaanse Schans, a vila dos moinhos mais popular na Holanda.

COMO CHEGAR EM ZAANSE SCHANS

Transporte Público

A maneira mais simples utilizando o transporte público é pegar o trem para a estação Zaandijk Zaanse Schans e caminhar cerca de 20 minutos da estação até a vila dos moinhos Zaanse Schans. O trajeto de trem dura cerca de 20 minutos e, depois, é preciso andar mais 20 minutos até chegar à vila, totalizando 40 minutos. Aqui na Holanda, você pode confirmar as melhores rotas de transporte público e horários no aplicativo Google Maps. Quanto ao uso do transporte público em si, temos um artigo atualizado explicando como utilizá-lo em Amsterdam e para viagens dentro da Holanda.

Excursões Guiadas

Outra opção para visitar Zaanse Schans é através de uma excursão com outros viajantes, geralmente incluindo transporte e um passeio guiado pela vila dos moinhos. Nesse caso, o Conexão Amsterdam sugere duas opções:

A primeira é um passeio guiado em Espanhol ou Inglês com duração um pouco mais do que 5 horas e 30 minutos, onde o viajante poderá visitar não apenas Zaanse Schans, mas também Volendam e Marken, que ficam localizados ao norte de Amsterdam e próximos de Zaanse Schans. Para este passeio, você pode verificar preços e disponibilidade aqui.

A outra opção é um passeio guiado por um(a) guia portuguesa que inclui transporte, visita à fábrica de queijo e demonstração da fabricação de tamancos de madeira, tudo isso guiado em português (de Portugal). Você pode verificar os preços e a disponibilidade aqui. Note que esse passeio pode ser parcelado no cartão de crédito. Lembre-se que para caminhar na região da vila dos moinhos não é necessário nenhum ingresso ou pagamento. Somente a visita aos moinhos e museus na região requer a compra de ingressos no local.

Bicicleta

Para aqueles mais dispostos que desejam ir de bicicleta para Zaanse Schans a partir de Amsterdam, também é possível. Existem rotas que ligam Amsterdam à Zaanse Schans, partindo da Estação Central de Amsterdam, com distâncias entre 16 km e 19 km, dependendo da rota escolhida. Note que ao optar por ir de bicicleta, será necessário pegar uma balsa para a região Norte de Amsterdam e de lá começar o trajeto de bicicleta. O aplicativo Google Maps mostra vários trajetos possíveis. A balsa que leva ao Norte de Amsterdam fica por trás da Estação Central, é gratuita e permite a entrada de bicicletas.

O PASSEIO EM ZAANSE SCHANS

Logo na entrada, você encontrará o Zaans Museum, um museu que conta a história de Zaanse Schans, da Holanda industrial e até mesmo de um famoso pintor que morou em Zaandam: Claude Monet. Também no local, há um café e uma lojinha de souvenir (nestes, a entrada é gratuita).

As casinhas verdes ao longo da vila abrigam pequenos museus temáticos (alguns pagos e outros gratuitos) e lojinhas. Vale a pena sair entrando e descobrir as particularidades de cada uma delas. Algumas, em especial, chamam mais atenção, como a fábrica de queijos Catharina Hoeve, a lojinha de tamancos de madeira, onde há demonstração de como os tamancos são fabricados, e o museu do Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda, que teve a sua primeira loja (na verdade, uma pequena mercearia) em Zaanse Schans.

Além da belíssima paisagem, o que mais atrai os turistas a Zaanse Schans são os moinhos. Lá é possível visitar vários deles. No total, são 11 moinhos, sendo que 6 ficam abertos para o público — os preços e horários para visitação variam, sendo necessário se informar no local.

Na fábrica de queijo é possível observar o processo de produção dos queijos holandeses.

A maior parte das atrações de Zaanse Schans funciona das 9h às 17h durante todo o ano. O passeio pela vila é gratuito. Fora isso, o passeio em Zaanse Schans é um passeio para apreciação, cultura e história. O melhor que você faz é reservar pelo menos 5 horas (contando o translado) para esse passeio, uma vez que certamente umas 2 a 3 horas serão suficientes para caminhar pela vila inteira dos moinhos. E para os pais que estão viajando com os filhos pequenos, Zaanse Schans é sim uma ótima opção de passeio, já que por ali pode-se caminhar livremente sem trânsito de automóveis, fazendo assim um ambiente perfeito para o seu filho ou filha gastar aquela energia extra que eles sempre têm.

E ZAANDAM, VALE A PENA VISITAR?

Uma vez em Zaanse Schans, você deve se perguntar se vale a pena incluir Zaandam para uma visita, a nossa resposta sincera é que não, não vale a pena. Tirando o Inntel Hotels Amsterdam Zaandam (que você provavelmente já viu em algum vídeo de alguma mídia social), não há muito o que ver em Zaandam.

No entanto, Zaandam pode sim ser uma alternativa para se hospedar próximo a Amsterdam enquanto você economiza um pouco na estadia. O Inntel Hotels Amsterdam Zaandam é um exemplo disso (e de fato a arquitetura externa é impressionante). Outras duas boas alternativas de hospedagem em Zaandam são o Zaan Hotel e também o Monument Hotel.

MAIS CONEXÃO AMSTERDAM


Nós também preparamos para você o Guia de Turismo de Amsterdam. O Guia do Conexão Amsterdam conta com várias dicas práticas e dicas da cidade selecionadas por quem realmente conhece Amsterdam, para você. O Guia já foi vendido para mais de 500 leitores como você e o preço é apenas 7,99 euros! Todos os detalhes sobre o guia e uma amostra grátis podem ser encontrados AQUI!


Conexão Amsterdam oferece em parceria com o Tiqets e TicketBar para ingressos em todas as atrações e passeios na Holanda


Clique aqui e veja todos os passeios e visitas guiadas por guias brasileiros em Amsterdam e região


Transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Amsterdam, interior da Holanda e até passeios para países vizinhos como Bélgica, França e Alemanha. Clique aqui para consultar valores


Você pode reservar qualquer hotel na Holanda ou qualquer outro lugar do mundo com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas através do Booking


Para viagens dentro da Europa pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços


36 Comments

  • Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site, estou com viagem marcada para Amsterdam em Outubro, e muitas dicas, ideias, e roteiros venho pegando daqui.

    Zaanse Schans encontra-se na minha lista de roteiro, por isto, gostaria de saber em quantas horas mais ou menos consigo conhecer Zaanse Schans?

    E tenho outra questão, pretendo conhecer Zaanse Schans e Muiderslot no mesmo dia, seria isso possível, ou não dá tempo?

    Agradeço desde já!

    • Olá João, recomendamos meio dia para visitar Zaanse Schans. Caso você utilize veículo particular (não transporte publico), acreditamos seja possível sim você visitar os 2 lugares no mesmo dia. Caso haja interesse, temos parcerias com motoristas brasileiros locais que podem te levar nos 2 lugares. Abraço, Hugo e Marcio

  • Boa tarde! Parabéns pelo excelente trabalho! Esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Eu e minha esposa viajaremos para Amsterdam em novembro, e estou querendo realizar um tour por Zaanse Schans, Volendam e Marken. Vi que você respondeu ao amigo acima que tem parcerias com motoristas brasileiros. Poderia me indicar? Outra coisa, além dessas 3 cidades, há alguma outra interessante no caminho que você indicaria? Desde já, obrigado!

  • Boa noite! Adorei o artigo e fiquei empolgada para conhecer o lugar!
    Vocês sabem se a visitação fica aberta aos domingos? Será que é possível visitar algum moinho nesse dia?

    Obrigada!

  • Olá! Vou à Amsterdã agora em janeiro e gostei da ideia de ir à Zaandam de ônibus, gostaria de saber se pra eu retornar para Amsterdã é só usar o mesmo ônibus e no mesmo lugar?

    Obrigada!

    • Olá Leticia, sim você pode usar o mesmo ônibus e no mesmo lugar.
      Você vai adorar, os moinhos são lindos. Abraço,
      Hugo e Marcio

      • Olaa!! Adorei este artigo! Vai-me ser SUPER util!! Já agora gostava de saber se o autocarro (onibus) de regresso a amsterdao é apanhado na mesma paragem, pois aqui em portugal as paragens de ida sao diferentes das paragens de regresso, uma vez que sao sentidos opostos. E queria tambem saber, se nao for pedir demais, em que local se apanha o autocarro em amsterdao, para ir para zaanse. Obrigada 🙂

  • Boa tarde!
    Se for sem guia visitar Zaanse Schans que dicas me dá e o que me aconselha a ver?
    Já agora…fiquei sem bilhete para a casa de Anne Frank…que tour será a melhor para fazer como alternativa relacionada com Ann Frank?
    Obrigada!

    • Olá Ana,

      Zaanse Schans é uma vilinha super pequenina, portanto, não se preocupe.
      Quanto a casa da Anne Frank, continue tentando comprar os ingressos no site oficial do museus, pois diariamente eles liberaram ingressos, ate mesmo no dia. Abraço, Hugo e Marcio

  • Bom dia!! Adoro o blog de vcs!! Pra ir de Zaanes Schans para Volendam, tenho que voltar para Amsterdam ? Desde já, obrigada

  • Boa tarde, muito bom o blog!! Me ajudem em uma duvida.. Farei Zaanse, A’dam e Heinenk no mesmo dia!! acham tranquilo?? vou de manha cedo para Zaanse..
    Indicam ir no domingo ou terça-feira?
    Muito Obrigada!!!

    • Olá Thaís, o seu dia vai ser corrido, mas acreditamos que se você se planejar bem você não terá problemas.
      Zaanse Schans é sempre cheio, principalmente nos finais de semana.
      Abraço, Hugo e Marcio

  • Olá Marcio!
    Gostaria de agradecer e parabeniza-lo pelo site.
    Eu, meu marido e minha filha estamos indo para Amsterdam agora, no final de fevereiro, e gostaríamos de conhecer Zaanse Schans e Muiderslot no mesmo dia.
    Você poderia intermediar o contato com os seus amigos brasileiros que fazem o transporte para esses lugares.
    Muito obrigada.
    Amélia Luz

  • Olá Boa noite, obrigada pelas dicas acima!
    Gostaria de saber se me pode ajudar, fornecendo um contacto para conseguir fazer uma visita guiada em Português a Zaanse Schans.
    Muito Obrigada.
    Rita

  • Olá Hugo, onde compramos a passagem de ônibus para Zaanche Schans e onde fica o ponto de partida do ônibus no centro de Amsterdam?

  • Oi Hugo, gostei muito do blog de vocês. Enviei um e-mail sobre um orçamento e não obtive resposta, devo ter errado o e-mail. Vc pode entrar em contato comigo? Obrigada!

  • Estive na Holanda com minha neta, no outono de 2019. Conhecemos Amsterdam, e um vilarejo pitoresco Volendam, aldeia de pescadores muito linda, com seus moinhos encantadores ,fomos a Zaanse Schans e visitamos um produtor de queijos e vinhos deliciosos.

Deixe um comentário